Postagem em destaque

Tendências e Empreendedorismo - Gramado como Modelo Palestra

segunda-feira, fevereiro 17, 2003

VIM, VI E VENCI




Paulo Cardoso


Pelo teor da exclamação, alguém um dia duvidou da capacidade de Julio César em conquistar o Egito. E não é de admirar, pois a fama da raínha dos papiros, Cleópatra (que muitos pensam chamar-se Elisabeth Taylor) era infernal. Papava todos e não poupava ninguém. De César a Marco Antônio, iam e lá rebolavam todos na frente dela, entre meia dúzia de pítons e crocodilos, enquanto ela repetia: “baba, bobo, baba”.
Mas César venceu e mandou um recado ao senado de Roma: Viram? Voces diziam que eu não vinha. Pois vim. Diziam que se aqui chegasse, não teria nada de bom para ver. Pois vi e gostei. E se visse algo que prestasse, era demais pro meu bico. Pois ganhei a gata. Venci. E prontamente mostrou meio palmo de língua e fez aquele barulho caracrerístico de quem debocha, tremulando a língua entre os lábios:” Blrlrrlrrrrpt”.
Lembram do que eu disse sobre as mudanças de Gramado, sua qualidade, seu design, seus produtos, sua variedade, etc e etecetera (leia-se revista “Móveis de Valor” ano 2, nº 19, págs. 42 e 43)? Pois eu não menti. As feiras aconteceram e consolidaram Gramado como o novo centro de design classe “A” do Brasil (embora um dia a gente ainda possa discutir sobre a classe do design, porque particularmente eu acho que design é design. Só mudam o material, fabricante e preço dos produtos, além da qualidade, é claro).
O “Salão do Móvel Brasil” já está firmado como a “pole position” desde que surgiu. O top da América Latina habita em Gramado durante quatro dias no mês de fevereiro. E agora a irmãzinha menor, mas nem por isso mais feia, desabrocha mostrando que Gramado é uma eterna primavera. A “Gramado Móvel Show” tirou da obscuridade pequeninas empresas que provaram ser capazes de quebrar paradigmas e acreditar em si mesmas e na união pela qualificação de seus produtos. E todos venderam, e venderam muito. E venderão muito mais. E mais comprarão aqueles que aqui vieram e viram que tudo o que eu disse só faltava isso para ser comprovado. Quem viesse, veria, isso eu falei. Quem veio viu e voltará.