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Tendências e Empreendedorismo - Gramado como Modelo Palestra

quinta-feira, março 11, 2004

Ói só o chique:
Meus trabalhos foram selecionados para um CASE NACIONAL SEBRAE. Viu só! Agora sou NOTÁVEL no úrtimo...

quarta-feira, março 10, 2004

Antes e depois
Efetivamente eu não menti. Ano passado as revistas Toque de Classe e Móveis de Valor tiveram a bondade de publicar um palpite meu a respeito do resultado das feiras de Gramado, especialmente a Gramado Móvel Show, no que se refere ao “estilo de Gramado” em seu prolífico mobiliário. Disse que ia mudar e mudou. Disse que isso se tornaria num movimento, numa avalanche. Se tornou. Disse, ao curso de 2003 que meu atelier estaria disponibilizando ao mercado cerca de 650 novos produtos. E aconteceu. Nem todos, naturalmente foram para a feira, mas uma significativa mostra deles foi. E fez rumor. Foi dado início ao processo de upgrade do móvel de Gramado (que por sinal, tem candidato a dono essa marca, e logo ameaça avalanchar de processos os que se beneficiam disso. Uma empresa de Blumenau está tentando efetivar o registro da marca “Móveis de Gramado” processo nº 816134901 no INPI), seja lá o que isso quer dizer, ou que estilo tenha até hoje.
Quem visitou a Gramado Móvel Show pôde comprovar que o nível alcançado pelas fábricas que lá estiveram é tão capaz de competir com design e qualidade quanto o de qualquer outro pólo no Brasil. Passou o tempo em que Gramado era um aglomerado de pequeninas marcenarias dispostas e fazer de tudo para mobiliar os sonhos dos consumidores. Chegaram mais longe: ainda fazem isso, mas com muito mais qualidade e o mais importante de todos os detalhes: com design próprio.
Gramado está sendo transformada de um nucleo de mão de obra marceneira para um centro formador de design. E um centro completo. Novos profissionais estão surgindo. Novas idéias necessitam materializar-se. Nosvos elementos se fundem e começa a surgir uma nova face de Gramado: centro formador de expressão em design de produto.
Bem verdade que está mudando: a tecnologia está mudando; os materias estão mudando, as madeiras não são mais as mesmas, mas uma coisa ainda deve permanecer: a alma de Gramado. A eseência do verde, o sabor do frio, o cheiro de primavera e toda a poesia do entardecer. Isso tudo vai ficar. E quem sai ganhando sempre é o consumidor. E es escolas de arquitetura que precisam rever em seu dicionário a definição do “Estilo de Gramado”.

*Pacard