Postagem em destaque

Tendências e Empreendedorismo - Gramado como Modelo Palestra

quarta-feira, dezembro 10, 2008

MADEIRA FAZ BEM À SAÚDE - ESTUDO CIENTÍFICO

05.12.2008 - MADEIRA
Os ambientes em madeira são mais saudáveis

Os resultados deste estudo foram apresentados na Feira Internacional da Saúde (FISALUD), que aconteceu de 27 a 30 de novembro de 2008, em Madri - Espanha. Lá houveram seminários sobre o tema “A madeira cuida de você”, que abordaram aspectos saudáveis da madeira: corretor acústico, conforto térmico, atividade física e estados emocionais. 

Este estudo, desenvolvido com a colaboração de “Vivir com Madera”, que promove la “Confederación Española de Empresarios de la Madera” (Confemadera), foi realizado por Tomás Zamora, diretor da área de casa/construção do “Instituto Biomecánico de Valencia”. Este projeto consiste em um resumo de todas as evidências científicas que demonstram os efeitos benéficos dos ambientes de madeira sobre o bem-estar. Para a sua realização, usou-se como referência os arquivos do IBV, um dos mais completos da Europa sobre biomecânica e saúde. 

A Madeira e os Estados de Espírito 

A cor, a textura e o ambiente de uma casa influenciam nosso comportamento, por isso raciocinamos de maneira diferente, dependendo da maneira que os elementos decorativos e objetos de uma casa causam influência sobre nós. 

Uma casa vazia e revestida com paredes de aço nos induz à um estado depressivo e hostil; enquanto um ambiente com paredes de madeira nos induz à um estado de ânimo onde percebe-se a diminuição da sensação de depressão. Neste sentido, nos ambientes onde há elementos de madeira nos sentimos relaxados e tranqüilos. 

Vantagens da Madeira para a Saúde e o Crescimento 

Durante a fase que engatinhamos e aprendemos a andar, em sua maior parte a criança está em contato direto com o piso, o que significa que uma parte do calor corporal é transmitida ao material, com a conseqüente perda de calor nas extremidades. A madeira, por ser um material de baixo coeficiente térmico, não absorve tanto o calor como outros materiais. 

Além disso, na pré-adolescência e adolescência, a atividade física é importante para o desenvolvimento e fortificação dos músculos e ossos. Diversos estudos - entre eles destacamos um realizado com caixas sobre um pavimento de madeira, onde a atividade física era o simples fato de pular - demonstram que realizar exercícios de saltar regularmente fortalece os ossos das extremidades inferiores, evitando futuras rupturas dos ossos causadas por osteoporose.[ 

Igualmente, uma queda na temperatura da pele pode provocar um resfriado se o contato com o metal frio for longo e se a temperatura da pele mudar bruscamente de uma situação de conforto para uma fria, como por exemplo, caminhar descalço sobre o chão por um tempo muito prolongado. 

Outro fator que determina a saúde de um ambiente é a acústica do mesmo. O espaço interior onde há presença de madeira gera um tempo de reverberação controlado e melhor do que o mesmo espaço sem madeira. 

O tempo de reverberação é um parâmetro que indica quanto tempo o som permanece em um determinado ambiente. Se é possível reduzi-lo, a inteligibilidade do ouvinte melhora porque as palavras não ecoam e os receptores da mensagem a compreendem melhor, além de reduzir a presença de ecos e ruídos. Esta característica da madeira adquire relevância no caso de aulas em um colégio. Neste tipo de ambiente, o ruído das salas e corredores faz com que as crianças não compreendam bem a explicação do professor e permaneçam distraídos, o que reduz o rendimento da aprendizagem. 

A questão do ruído nas salas torna-se ainda mais importante quando as crianças têm dificuldades auditivas, pois elas necessitam de menos barulho para entender melhor as palavras. A madeira pode contribuir e criar ambientes mais eficazes nos espaços dirigidos à formação escolar. 

Os sons e ruídos influenciam no nosso comportamento e estado de ânimo: podem ser chatos e nos irritar, causando estresse e outros incômodos. Se já é importante permanecer em um ambiente sem ruídos, trona-se mais importante ainda quando a atividade que estamos realizando é dormir e descansar. 

Durante o crescimento, um dos hábitos que mais influenciam o bem-estar emocional das crianças é o sono. Os barulhos contínuos e em diversas freqüências podem incomodá-los na hora do sono. A presença de madeira pode melhorar consideravelmente o tempo de reverberação nos dormitórios infantis.

Fonte: CGI Móveis

domingo, dezembro 07, 2008

Pacard no Missao Casa dia 8 dezembro 20 hs

Entrevista comigo no programa MISSÃO CASA, com a Jornalista Simone Bobsin, TVCOM, RBS. Dia 8, de dezembro, segunda feira, 20 horas, canal 36.

Confraria Empresarial e pacard noFORUM SOCIAL MUNDIAL - BELÉM 2009

http://www.fsm2009amazonia.org.br/forum-social-mundial/inscricoes/atividades/lista-21-11/view

O que é o Fórum Social Mundial?

O Fórum Social Mundial (FSM) é um espaço aberto de encontro – plural, diversificado, não-governamental e não-partidário –, que estimula de forma descentralizada o debate, a reflexão, a formulação de propostas, a troca de experiências e a articulação entre organizações e movimentos engajados em ações concretas, do nível local ao internacional, pela construção de um outro mundo, mais solidário, democrático e justo.

As três primeiras edições do FSM, bem como a quinta edição, aconteceram em Porto Alegre, Rio Grande do Sul (Brasil), em 2001, 2002, 2003 e 2005. Em 2004, o evento mundial foi realizado pela primeira vez fora do Brasil, na Índia. Em 2006, sempre em expansão, o FSM aconteceu de maneira descentralizada em países de três continentes: Mali (África), Paquistão (Ásia) e Venezuela (Américas). Em 2007, voltou a acontecer de maneira central no Quênia (África).

O FSM tornou evidente a capacidade de mobilização que a sociedade civil pode adquirir quando se organiza a partir de novas formas de ação política, caracterizadas pela valorização da diversidade e da co-responsabilidade. O sucesso da primeira edição resultou na criação do Conselho Internacional que, em sua reunião de fundação, aprovou em 2001 uma Carta de Princípios, a fim de garantir a manutenção do FSM como espaço e processo permanentes para a busca e a construção de alternativas ao neoliberalismo. Hoje, são realizados fóruns sociais locais, regionais, nacionais e temáticos em todo o mundo, com base na Carta de Princípios. Em 2008, para marcar esse processo, foi realizado mundialmente no dia 26 de janeiro o Dia Global de Mobilização e Ação.

 

Quem organiza?

 

As questões políticas gerais e a discussão sobre os rumos do FSM, o local de sua realização e as metodologias dos eventos anuais são debatidas e encaminhadas no âmbito do Conselho Internacional (CI), formado atualmente por 129 organizações, e de suas comissões: Metodologia, Conteúdo e Temáticas, Expansão, Estratégias, Recursos, Comunicação.

Esse trabalho é apoiado por um Grupo de Enlace constituído por representantes de 16 organizações de todos os continentes, que interliga os membros do CI e as suas comissões, com o suporte administrativo de um escritório situado em São Paulo (Brasil).

 

FSM Amazônia 2009

A partir da decisão da Pan-Amazônia e Belém, como território do FSM 2009, foi criado o Grupo de Facilitação formado por 13 entidades que trabalham na construção do FSM Amazônia e que atua como Comitê Organizador e os Grupos de Trabalho (GTs) de Comunicação, Metodologia, Inter-religioso, Mobilização, Cultura, e o Comitê Organizador do Acampamento da Juventude (COA).