Postagem em destaque

Tendências e Empreendedorismo - Gramado como Modelo Palestra

terça-feira, setembro 21, 2004

A Saga de Balaão (o teimoso como uma mula)

Apresentando:

Balaão, no papel de balaão (o teimoso como uma mula)
Mula Pocotó (a teimosa como um Balaão)
Balaque (o balaqueiro)
O Anjo que mostra quem é que manda

Ato 1
Narrador:
Tendo partido os filhos de Israel, acamparam-se na Campinas de Moabe, além do Jordão, na altura de Jericó, logo depois da terceira curva, antes da encruzilhada logo acima duma...ah..vocês nem sabem mesmo onde isso fica.....Daí, como eu dizia, viu pois Balaque (o balaqueiro), filho de Zipor, sobrinho do tio que era irmão do primo dum cunhado (que não era parente, pois cunhado não é parente), tudo o que Israel fizera aos Amorreus...
Nãaaooo...genteeeee. deixa eu te contar.. eu vou contar, porque eu A-DO-ROOO contar. Meu nome é FO-FO-CAAA!
Moisés, sob o comando do Senhor, Deus de Israel, literalmente ES-BO-DE-GOU, esgualepou, cascou em cima dos amorreus, tanto que amorreu tudo.
Isso fez com que o rei Balaque, rei dos moabitas, se borrasse todo, com medo. E sabe como é: quem tem rei, tem medo. Aí o que fez balaque? Bolou um jeito de botar freio no povo de Israel.
Balaque:
Oh, dia, oh, vida, oh dor.Ai, pobre de mim, como sooofrooo. Ser ou não ser: Eis a questão. Que dilema cruel: Se correr o bicho pega. Se parar o bicho come. O que fazer? Quem me livrará, a mim e ao povo de Moabe de um destino tãaaao “Ca-rru-eelll”?
Entra Balaão, vestido com a camisa do grêmio:
A-háaa. Não contavam com minha astúcia. Eu o salvarei: o Balaão coloradoo.
Balaque:
Ué, mas você ta com a camisa do grêmio?
Balaão:
Ah, é que tava escuro e eu precisei duma lanterna.
Balaque:
Ué? Como você soube tão rápido que eu ia te chamar?
Balaão:
Ah, eu recebi um e-mail que dizia: “Trabalhe em sua própria casa ganhando 3.657,99 ao mês. Não é venda. Seja dono de seu próprio negócio. Fale com Balaque (o balaqueiro). Aí vim correndo.
Balaque:
Ah, ok. Então. Você sabe como é: os tempos andam bicudos e a gente tem que garantir o pirãozinho das crianças. E tem uma galera muito irada zuando no cafofo de Basã. Daí, a galera ta achando que Moabe vai ser a bola da vez. E a gente soube que a força deles está no Deus deles, que os protege, porque eles tem um profeta.
Balaão:
Aí. Pode crê, merrrrmão. To sabendo.
Balaque:
Aê. To sabendo que tu ta sabendo. Daí to sabendo que tu também é profeta e, sabe como é, mano: tou te dando um lance pra agitá um troco legauzinho. Jogo limpo. Não é muamba. Tu só tem que rogá umas praga pra rapeize coisa pesada. Ta limpeza?
Balaão:
Aê, né. O lance da grana ta legauzinho. Mas tu tem que pagar despesa de transporte, o lance de férias, 13º salário, auxilio doença, fundo de garantia, e vale refeição.
Balaque:
Ta limpo.
Balaão:
Manêro.
Entra a mula:
“Pocotó, pocotó, pocotó
A mulinha pocotó.”
Ah, que dia manêro pra pega uma onda lá na Brava. É hoje que eu não faço nada.
Balaão:
Ô mula. Pode tirá teu cavalinho da chuva, que arranjei um trampo. Têmo que amaldiçoar Israel. Bâmo, mula.
Mula
Máaaas NEM MORTA, lindão. Mas eu não vou é MESMO. Tenho coisa melhor pra fazer. Magina, logo eu, servir de burro de carga prum cara mais burro que eu amaldiçoar o povo de Deus.
Mas tu bebeu o que, que eu também quero, heim?
Burro! Não vou, não vou e não vou! Daqui não saio, daqui ninguém de tira.
Balaão:
Mas que mula tão teimosa. Ô mula: ô tu vai comigo, ô eu puxo de meu sabre de luz vermelho de raios ultra mega jupiterianos e te transformo numa lagartixa piolhenta!
Mula:
Vem. Vem. Vem, se tu é bem homi. Vem que eu te dou um pedal e te faço lambê o chão.
Balaão:
Eu te pego, nojenta! Só porque tu fala, pensa que manda em mim? É nisso que dá. Mal começou a falar e já quer mandar. Daqui a amanhã, vai querer votar. Vê se pode.
Mula:
Não me peeegaaa..não me peee-gaaaa!
Entra o Anjo empunhando uma espada:
Schhhhhhhhhxxpt. Pronto! Pronto! Cabô a encrenca..amigos..amiii-goss...isso..abraça agora..isso: BUNIIIIÍIITTTOOO!
(Os dois ficam caladinhos, lado a lado, de cabecinha baixa e o anjo dá um biscoitinho pra cada um e passa a mão na cabecinha deles)
Então olha para Balaão e diz:
Anjo:
Mas que verrrgooonhaaa. Que coisa mais feia de se fazer. Vai já lá e abençoa o Povo de Israel, senão tu vai ver o que é bom pra tosse, nojento.
(Bate com a espada em Balaão)

Narrador:
E assim, o feitiço de Balaque (o balaqueiro), rei de moabe se voltou contra o feiticeiro. E Israel foi abençoada em vez de amaldiçoada.
E Balaão e a mula voltaram para sua terra e abriram uma sorveteria.
E Balaque viu só o que era bom pra tosse.