Postagem em destaque

Tendências e Empreendedorismo - Gramado como Modelo Palestra

terça-feira, janeiro 11, 2011

O candidato gago
Pacard

Durante alguns anos, fui o responsável pela redação e direção dos programas políticos para o horário eleitoral, durante o periodo que antecede às eleições municipais, em Gramado. Minha tarefa consistia em juntar informações, coletar idéias, examinar com cuidado a Lei Eleitoral, conhecer os candidatos a vereador e prefeito, e de acordo com a orientação do programa dos partidos das coligações, sincronizar isso tudo num espaço onde o principal instrumento era o cronômetro e a Lei. Daí com isso tudo em mãos, eu tinha ainda que trabalhar a comunicação de forma a atingir determinado grupo  de eleitores, direcionando as mensagens, de acordo com o resultado das pesquisas internas sobre a situação dos candidatos. Além disso precisava monitorar todos os passos dos oponentes, gravar programas de rádio, enviar agentes disfarçados aos comícios com gravador escondido para "pescar" possiveis deslizes dos opositores.
Além dos candidatos a prefeito e vice, eu tinha que trabalhar individualmente com todos os candidatos a vereador da coligação, que às vezes chegavam a casa das dezenas. Então tudo tinha que ser corrido, pois o estúdio era alugado e servia também á oposição. Houve uma vez em que o mesmo técnico de som atendia aos dois concorrentes, e era filiado a um partido, oponente ao nosso. Mas como eu confiava no caráter dele ( e não joguei confiança fora por isso, pois ele era um profissional honrado), deixava que continuasse conosco. 
Todo tipo de canditado aparecia. os entusiasmados. Os tranquilos. Os metodicos, os apaixonados, os tímidos, e também..os gagos. Pessoas de grandes qualidades políticas, cidadãos honrados, mas que tinham dificuldade de expressão vocal. E isso atrapalhava um pouco as gravações. Mas a gende dava um jeito de ajudar. A tecnologia favorecia nos ultimos tempos, através de programas que permitem modular a voz, as falas, etc.
Um destes personagens, que por evidencia óbvia, vou declinar o nome, era uma pessoa muito querida da sua comunidade e um aspirante ao cargo de vereador. Mas gago. Muito gago. E apareceu no dia e hora marcados para sua gravação com um texto pronto na mão. E como era necessário, eu corria os olhos no texto para evitar que meus clientes pagassem mico tanto com o eleitor, quanto com a Justiça. E nessa breve leitura, mantendo o escopo do texto, modifiquei algumas palavras para dar mais clareza à fala. Foi o suficiente para deixar o rapaz nervoso, pois ele havia ensaiado essa fala por horas a fio e minha alteração quebrou o caminho de sua leitura. Mas era educado e reconhecendo seu nervosismo, pediu que tivéssemos paciencia. 
Colocamos então o microfone e ele começo a ler o texto. Mas não saía. E quanto mais lia, mais nervoso ficava e mais gaguejava. Isso acontece com todo, até comigo. Mas no caso dele era patológico. E a gravação estava atrasada naquele dia. Foi então que disse ao operador de áudio: "Me dê dois microfones. Um para mim e um para o meu amigo aqui".
Dois pedestais, dois microfones abertos, e tal como uma dupla de cantores, olhei para ele e disse: "Tudo o que eu fizer, você faz. Se eu levantar a voz, você levanta. Se eu me emocionar, você se emociona. Se eu respirar, você respira. Repita tudo oq ue eu disser, do jeito que eu disser". Ele concordou, aliviado. Fiz então um sinal ao operador, e começamos. Eu dizia uma frase e parava. Ele repetia. Se havia continuidade, eu dava intonação de continuidade. Se havia ponto, eu pontuava no tom de voz. Gravamos tudo. Quando terminamos, ele pediu para ouvir. Eu neguei e disse: ouça amanhã, quando for ao ar.
Quando terminamos as demais gravações, tomamos um bom café e voltamos ao estúdio. Foram mais de duas horas para editar cerca de quarenta e cinco segundos. Mas editamos. O Soud Forge permite que se faça uma "costura" com os sons. Foi o que fizemos. Devo ao operador de som, Daniel Schmitt, o sucesso por aquele trabalho especifico. Ficou perfeito. No dia seguinte, foi ao ar e ninguém percebeu que o candidato não havia gaguejado uma única vez naquele programa politico. Não foi eleito, mas sua estima foi às  nuvens.

Nenhum comentário: